sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Na vitrine da Voilà, uma homenagem aos homens que fizeram história, recordados durante a Schützenfest.




       Os SCHÜTZENVEREINE, como eram chamadas na língua alemã as Sociedades de Atiradores, são instituições muito antigas, trazidas para o estado com a imigração.
       A tradição dos clubes de caça e tiro é milenar e nasceu na Alemanha, que possui o mais antigo clube do planeta, com setecentos anos de existência e em plena atividade. Suas origens estão na distante Idade Média, quando (há cerca de oitocentos anos) já existiam em Flandres como organizações de autodefesa.
       A idéia de construir uma instalação esportiva tomava corpo e que se concretizou em 06 de março de 1906, quando se fundou oficialmente, por um grupo de pessoas, o SCHÜTZENVEREIN JARAGUÁ, no qual preponderou o Coronel da Guarda Nacional, (Bernardo Grubba e sua esposa), que doou suas terras recentemente adquiridas com uma área de 20 metros de frente por 150 metros de fundos, localizada hoje na Rua Pres. Epitácio Pessoa, número 1287, contra o morro do Comendador Heinz Kohlbach, e que teve, como primeiro Presidente, o oleiro Otto Meyer. Naquele local permaneceu até o ano de 1930, com galpão e stand de tiro, festejando as suas datas magnas num salão conhecido por Salão do Pau do Meio (esteio no meio do salão com a finalidade de sustentação), no qual estabeleceu-se mais tarde a Sociedade Recreativa e Esportiva Boa Esperança, e que hoje é a Associação Recreativa Kohlbach, concluindo-se a primeira fase com a construção de uma ampla sede social, no outro lado do Rio Itapocu, na Rua Engenheiro Frederico Bruestlein, durante a presidência de Reinoldo Rau.

Ein Prosit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado: